Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Servidor do INSS tem direito a progressão funcional a cada 12 meses de efetivo exercício

há 6 anos

A 2º Turma Recursal do Juizado Especial Federal da Seção Judiciária do Espírito Santo, por unanimidade, negou provimento a recurso inominado interposto pelo INSS, contra sentença que condenou a Autarquia Previdenciária a conceder progressão funcional a servidor ocupante do cargo de Técnico do Seguro Social, a cada período de 12 meses de efetivo exercício no cargo, até que seja editado o regulamento previsto na Lei n. 11.501, de 11 de julho de 2007, e não pelo período de 18 meses, como defendia o INSS.

Em seu recurso, o INSS sustenta que a "Lei n. 10.855, de 1º de abril de 2004 (alterada pela Lei n. 11.501/2007), já estabelece os requisitos para fins de progressão funcional e promoção, a cada 18 meses de efetivo exercício em cada padrão e habilitação em avaliação de desempenho individual e que o acolhimento do pedido do servidor violaria os princípios da legalidade e da isonomia, as Súmulas Vinculantes n. 10 e 37 do Supremo Tribunal Federal (STF) e o art. 169, § 1º, da Constituição Federal (necessidade de prévia dotação orçamentária para se majorar a remuneração de servidores públicos federais e autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias)."

O servidor, por sua vez, argumentou que a sentença não merecia reparos, vez que está em consonância com a orientação firmada pela Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais (TNU), por ocasião do julgamento do Pedido de Uniformização de Jurisprudência nº 50584992620134047100, na qual ficou consignado que para fins de progressão funcional deve ser aplicado o prazo de 12 meses, até que sobrevenha a respectiva norma regulamentadora, argumento esse acatado pela 2º turma recursal.

Para o relator do recurso "a sentença recorrida está em conformidade com a orientação firmada pela TNU , não havendo justificativa para sua reforma" ressaltou.

A decisão da Turma Recursal condenou ainda o INSS ao pagamento de honorários advocatícios no importe de 10% sobre o valor da condenação.

O processo tramitou com o nº 0130605-90.2015.4.02.5052/01.

  • Sobre o autorAdvocacia Previdenciária
  • Publicações32
  • Seguidores92
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1126
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidor-do-inss-tem-direito-a-progressao-funcional-a-cada-12-meses-de-efetivo-exercicio/621282207

Informações relacionadas

Conselho da Justiça Federal
Notíciashá 9 anos

INSS deve respeitar interstício de 12 meses para progressão funcional de servidor até novo regramento

CERS Cursos Online, Jornalista
Notíciashá 9 anos

Carreiras: técnico previdenciário do INSS

Justiça condena o Estado da Bahia a majorar a gratificação CET para 125%

Petição - TJBA - Ação Militar - Procedimento Comum Cível

CET 125%: Justiça condena Estado a pagar gratificação para policial militar

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns Dr. Ely!!! continuar lendo

Excelente Dr. Ely Lopes. continuar lendo