jusbrasil.com.br
17 de Agosto de 2022

Nova idade para aposentadoria voluntária da mulher em 2022

Ely Junior Advocacia Previdenciária, Advogado
há 6 meses

Com a Reforma da Previdência, a idade mínima para a mulher conseguir aposentadoria aumentou de 60 para 62 anos.

Todavia, para que esse acréscimo de mais dois anos na idade mínima para a aposentadoria voluntária da mulher não prejudicasse as seguradas que estavam próximas de completar sessenta anos na data da entrada em vigor da Reforma da Previdência (13/11/2019), foram criadas algumas regras de transição.

Dentre elas, ficou estabelecida que a partir de 1º de janeiro de 2020, a idade mínima para a mulher ter direito à aposentadoria voluntária seria acrescida em 6 (seis) meses a cada ano, até atingir 62 (sessenta e dois) anos de idade. Dessa forma, a partir de 2020, a idade mínima para a mulher requerer aposentadoria ficou da seguinte maneira:

Sendo assim, no ano de 2022 para a mulher conseguir o benefício de aposentadoria voluntária, além de possuir tempo mínimo de 15 anos de contribuição mais a carência necessária (180 contribuições), deve ter a idade mínima de 61 anos e 6 meses na data do requerimento do benefício.

Registre-se que a regra acima só vale para as mulheres, pois a idade mínima para aposentadoria voluntária do homem não sofreu alteração, permanecendo em 65 anos de idade.

A partir do ano de 2023, a regra de transição prevista no art. 18 da EC nº 103/2019, se torna definitiva e a idade mínima passa a ser 62 anos de idade.

Referências Bibliográficas:

BRASIL, Presidência da República. Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988. Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019. Altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 /constituição/emendas/emc/emc103.htm>. Acesso em: 03/02/2022.

Informações relacionadas

Gustavo Ribeiro, Advogado
Notíciashá 6 meses

O que muda na prova de vida do INSS em 2022?

Wenerson Neiva, Advogado
Notíciashá 6 meses

Novas regras para comprovação da prova de vida foram publicadas hoje

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 6 meses

Prejuízos causados por chuvas: posso ser indenizado pelo seguro ou governo?

Claudia Regina Salomão, Advogado
Notíciashá 6 meses

Novas regras para prova de vida no INSS

Victória Virna Da Silva, Advogado
Notíciashá 6 meses

Como partilhar um carro financiado no divórcio?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente informação, Dr. Ely! continuar lendo