Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Nova idade para aposentadoria voluntária da mulher em 2022

há 2 anos

Com a Reforma da Previdência, a idade mínima para a mulher conseguir aposentadoria aumentou de 60 para 62 anos.

Todavia, para que esse acréscimo de mais dois anos na idade mínima para a aposentadoria voluntária da mulher não prejudicasse as seguradas que estavam próximas de completar sessenta anos na data da entrada em vigor da Reforma da Previdência (13/11/2019), foram criadas algumas regras de transição.

Dentre elas, ficou estabelecida que a partir de 1º de janeiro de 2020, a idade mínima para a mulher ter direito à aposentadoria voluntária seria acrescida em 6 (seis) meses a cada ano, até atingir 62 (sessenta e dois) anos de idade. Dessa forma, a partir de 2020, a idade mínima para a mulher requerer aposentadoria ficou da seguinte maneira:

Sendo assim, no ano de 2022 para a mulher conseguir o benefício de aposentadoria voluntária, além de possuir tempo mínimo de 15 anos de contribuição mais a carência necessária (180 contribuições), deve ter a idade mínima de 61 anos e 6 meses na data do requerimento do benefício.

Registre-se que a regra acima só vale para as mulheres, pois a idade mínima para aposentadoria voluntária do homem não sofreu alteração, permanecendo em 65 anos de idade.

A partir do ano de 2023, a regra de transição prevista no art. 18 da EC nº 103/2019, se torna definitiva e a idade mínima passa a ser 62 anos de idade.

Referências Bibliográficas:

BRASIL, Presidência da República. Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988. Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019. Altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 /constituição/emendas/emc/emc103.htm>. Acesso em: 03/02/2022.

  • Sobre o autorAdvocacia Previdenciária
  • Publicações32
  • Seguidores92
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações407
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-idade-para-aposentadoria-voluntaria-da-mulher-em-2022/1368280552

Informações relacionadas

Fernando Passos, Advogado
Artigosano passado

Abono Permanência - 2023

Laila Oliveira, Advogado
Artigoshá 4 anos

O que fazer quando a imobiliária não faz o repasse do aluguel?

Thiago Moraes Marsiglia, Advogado
Artigoshá 4 anos

EC nº 103/2019: Regras de transição e proporcionalidade:

Mariana Chalegre, Advogado
Artigoshá 11 meses

Servidor Público - Saiba tudo sobre o abono de permanência

Wilton Maurelio, Advogado
Artigoshá 8 anos

Cada homem um voto

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente informação, Dr. Ely! continuar lendo